Famosos, Fotos famosas, Celebridades, Estrelas, Mulheres famosas, Artistas, Atores e Atrizes

Pesquisa personalizada

Músicos

Celebridades no mundo de Músicos, informações sobre Músicos famosos.


Você está em: Famosos » Músicos » Daniela Mercury

Daniela Mercury

Daniela Mercuri de Almeida (Salvador, 28 de julho de 1965), conhecida simplesmente como Daniela Mercury, é uma consagrada cantora, compositora, dançarina e produtora musical brasileira de axé music, samba-reggae e MPB. Uma das precurssoras do axé, Mercury é conhecida pelos fãs como a "rainha" deste gênero musical. Desde que começou a fazer sucesso, a partir da década de 1990, se tornou uma das cantoras brasileiras mais populares de todos os tempos, vendendo cerca de onze milhões de álbuns em todo o mundo.

Daniela Mercury é filha de Liliana Mercuri de Almeida, uma assistente social de ascendência italiana, e Antônio Fernando de Abreu Ferreira de Almeida, um mecânico industrial português. Mercury cresceu no bairro de Brotas com os quatro irmãos: Tom, Cristiana, Vânia (que também é cantora) e Marcos.

Quando tinha oito anos de idade, Mercury começou a estudar dança (balé clássico, danças afro e jazz). Aos treze, após assistir um show de Elis Regina, decidiu se tornar cantora, e aos quinze começou a se apresentar em bares e em trio elétricos. Aos dezoito, entrou na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde mais tarde veio a adquirir o diploma de ensino superior.

Em 1984, aos dezenove anos de idade, casou-se com o engenheiro eletrônico Zalther Portela Laborda Póvoas. Um ano mais tarde, em 3 de setembro de 1985, deu à luz a Gabriel, o primeiro filho. No ano seguinte, nasceu Giovanna. Em 1996, Mercury e Póvoas se separaram.


Em 1994 Mercury lançou o terceiro álbum, intitulado Música de Rua, através da Sony. As críticas foram duras, afirmando que a cantora copiara a fórmula do álbum anterior. No entanto, este álbum vendeu mais de um milhão de cópias e produziu dois números um ("Música de Rua" e "O Reggae e o Mar") e um número seis ("Por Amor ao Ilê"). Música de Rua permanece sendo até hoje o álbum mais autoral da carreira de Mercury, sendo que seis das doze canções do álbum são de própria autoria. Naquele mesmo ano, gravou com Ray Charles um comercial da cerveja Antartica em homenagem à Copa Mundial de Futebol da FIFA.

Em 1996 lançou o quarto álbum, Feijão com Arroz. Este foi muito bem recebido por ambos crítica e público, sendo considerado pelo site All Music Guide o melhor da carreira da cantora. Entre as canções lançadas estão os número um "À Primeira Vista", "Nobre Vagabundo" e "Rapunzel". As vendas de Feijão com Arroz chegaram perto da casa dos dois milhões de cópias, fazendo deste o segundo álbum mais vendido de toda a carreira de Mercury. O álbum ajudou a impulsionar a carreira internacional da cantora. Em Portugal, se tornou um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. Na França, vendeu cerca de 300 mil cópias e Mercury lotou o teatro La Cigale. Em Nova Iorque, a cantora bateu recorde de público no Festival de Artes Latinas do Lincoln Center. Recentemente, a capa foi escolhida por internautas do site do Jornal da Globo como a melhor da história da música popular brasileira, superando as capas históricas de Tropicália ou Panis et Circenses, Secos e Molhados e Cabeça Dinossauro. No ano de 1997 Mercury fez uma participação especial ao lado de Alceu Valença na telenovela Mandacaru, da extinta tv manchete, onde ambos interpretaram respectivamente Lampião e Maria bonita. No ano de 1998, passado o sucesso de Feijão com Arroz, Mercury lançou o primeiro álbum gravado inteiramente ao vivo, intitulado Elétrica. Este álbum, produziu o número oito "Trio Metal". No mesmo ano, Mercury participou da coletânea Tropicália - 30 anos, onde interpretou "Alegria, alegria", uma das canções assinatura de Caetano Veloso. Nesse mesmo ano, o videoclipe de "Rapunzel" foi exibido nos intervalos dos jogos da Copa de Futebol da França e a cantora foi eleita a artista do verão pelo canal France 2, o maior canal público francês.

Em 1999 foi lançada a coletânea Swing Tropical, o último álbum lançado através Sony. Esta coletânea continha os maiores sucessos até então e uma regravação de "País Tropical", um dos maiores sucessos de Jorge Ben Jor, com o Olodum. Neste mesmo ano, Mercury fundou um dos principais trios elétricos do carnaval de Salvador, o Trio Techno. A cantora foi vaiada devido à estranheza do grande público para com a fusão com a música eletrônica. No entanto, foi aos poucos garantindo a aceitação e todo ano, desde então, o trio é acompanhado por uma enorme multidão no percusso Barra/Ondina.


Os álbuns de Mercury produzidos durante 2004 até 2006 abandonaram, em partes, a fusão com a música eletrônica claramente evidente nos álbuns anteriores.

Em 2005, Mercury lança o terceiro álbum ao vivo, Clássica. Gravada em 2004 em São Paulo, a performance do álbum, - que conta com a participação especial de Vânia Abreu, irmã mais nova da cantora -, foi lançada em CD e DVD através da Som Livre. No álbum, Mercury interpreta canções de bossa nova, jazz e MPB, deixando de lado as canções que geralmente estão associadas à imagem. O lançamento deste álbum marcou uma nova fase na carreira de Mercury, possuindo agora controle total e completo da obra. O álbum foi recebido com críticas positivas e negativas e é o de menor vendagem em toda a carreira da cantora.

No mesmo ano, através da EMI, lança Balé Mulato, o oitavo álbum de estúdio. O álbum foi muito bem recebido pelos críticos, que chegaram a compará-lo com Feijão com Arroz. No entanto, o álbum não foi muito bem recebido pelo público, com nenhuma das canções lançadas sendo capazes de atingir o topo da parada. Foi incluída no álbum a canção "Olha o Ghandi Aí", eleita a melhor do carnaval de Salvador de 2005, pela Rede Bandeirantes, com mais de um milhão de votos registrados pela emissora. No ano seguinte, "Levada Brasileira", outra canção do mesmo álbum, conseguiria repetir o feito.

Em 2006 a cantora lançou, também através da EMI, o DVD Baile Barroco, gravado ao vivo no carnaval de Salvador do ano anterior (dias 5, 6, 7 e 8 de fevereiro). Este DVD conta com as participações especiais de Gilberto Gil, Luiz Caldas e Ricardo Castro, numa inovadora performance em que a cantora substitui a banda pelo pianista de música clássica. A proposta causou certa polêmica Brasil afora. Os defensores das tradições do carnaval baiano acusaram-na de querer elegantizar o popular. Chamaram Daniela de arrogante, má fama, aliás, com a qual ela tem convivido há anos devido ao gosto musical depurado.

Em 17 de setembro deste mesmo ano, gravou Balé Mulato - Ao Vivo no Farol da Barra, em Salvador. A performance do show foi lançada nos formatos de DVD e CD, através da EMI. O show contou com as participações especiais da Banda Didá e das cantoras Gil e Mariene de Castro. Coube ao cineasta pernambucano Lírio Ferreira a direção de imagens do DVD. Balé Mulato - Ao Vivo venceu o Grammy Latino de melhor álbum brasileiro de música regional ou de raízes, o primeiro de Mercury após quatro indicações frustradas.

Em 2007 Mercury foi escolhida para participar de um álbum de tributo ao maestro italiano Ennio Morricone. Também gravou com Zé Ramalho o dueto "Procurando a Estrela", que fez parte da trilha-sonora da novela Caminhos do Coração da Rede Record, e foi convidada para cantar "Cidade Maravilhosa" e "Aquarela do Brasil" no final da cerimônia de abertura dos XV Jogos Pan-Americanos e dos III Jogos Parapan-Americanos, ambos realizados no Rio de Janeiro. Também comemorou os quinze anos do álbum O Canto da Cidade com a realização de shows especiais. Também no mesmo ano, participou do DVD Cidade do Samba, onde cantou com João Bosco a música de frente para o crime, Mercury também esteve presente no DVD Beth Carvalho canta o samba da Bahia. No primeiro semestre do ano seguinte, Mercury fez participações no DVD de Cláudia Leitte, gravado ao vivo na praia de copacabana, onde ambas cantaram Cidade eletrica, nova música de trabalho de claudinha e chamou atenção da midia pela perfomace no novo DVD da banda cheiro de amor, onde ao lado de Aline Rosa, interpretou de forma sensual o hit uma noite e 1/2, sucesso na voz de Marina na década de 80.


No início de 2008, a cantora lançou "Preta", o mais recente single, que conta com a participação especial de Seu Jorge. A canção, que é fortemente influenciada pelo samba, foi uma das mais tocadas do país durante o carnaval. Mercury anunciou no programa Homenagem ao Artista que esta canção irá fazer parte do álbum que está gravando que será lançado em breve pela EMI. A Sony BMG recentemente relançou, em formato de box, o álbum O Canto da Cidade e o especial exibido pela Rede Globo em dezembro de 1992.




Informações de Daniela Mercury

Data de Nascimento: 28/07/1965 (quarta)
Aniversário: 28 de julho
Idade: 52 anos
Sexo: Feminino (Mulher)
Local de Nascimento: Salvador, Bahia, Brasil. Conheça o país de sua celebridade favorita.


Últimos Famosos
Ingrid Guimarães
Ingrid Guimarães é atriz, autora e apresentadora. Seu principal personagem é Heloísa Périssé da peça Cócegas. Fez várias participações em seriados globais, como: Mulher, Retrato Falado, Brava Gente, Papo Irado e Chico Total. ...
http://famosos.hlera.com.br/artistas/ingrid-guimaraes.htm

Dany Bananinha
Danielle Soares Ramos mais conhecida como a "Dany Bananinha", é reporter e assistente de palco de Luciano Huck. Dany torce pelo Flamengo e é professora de Educação Física e Designer de Moda. Tem 1,66 m de altura, 53 kg, 88 cm de busto, 69 cm de cintura e 91 cm de quadril....
http://famosos.hlera.com.br/modelos/dany-bananinha.htm

Juliana Salimeni
Juliana Salimeni é a Juju do Pânico na TV, seu nome completo é Juliana Salimeni dos Santos Correa. Juju foi capa da Playboy em janeiro de 2010. Foi também, eleita a mulher mais sexy do mundo pela revita VIP em 2010. No Carnaval é a musa da Mancha Verde, na qual...
http://famosos.hlera.com.br/modelos/juliana-salimeni.htm

Bárbara Rossi
Bárbara Rossi é a Babi Panicat. É assistente de Palco do Panico na TV e reporter do programa. Recentemente fez fotos para o Paparazzo e vem arrancado suspiros com sua beleza. Ela será capa da Playboy no mês de março de 2011. A panicat tem só 20 aninhos, e diz que por isso...
http://famosos.hlera.com.br/modelos/barbara-rossi.htm

Sabrina Sato
Sabrina, nascida em 4 de fevereiro de 1981, na cidade de Penápolis em São Paulo desde pequena quis ser atriz, fez ainda criança curso de teatro e balé clássico em sua cidade natal. A musa estava se preparando para um futuro promissor, mas também com uma pitada de sorte. Aos dezesseis anos,...
http://famosos.hlera.com.br/artistas/sabrina-sato.htm

Barack Obama
Barack Hussein Obama II (Honolulu, 4 de agosto de 1961) é um advogado e político dos Estados Unidos, o quadragésimo quarto e atual presidente do país, desde 20 de janeiro de 2009, e o Nobel da Paz de 2009. Sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de...
http://famosos.hlera.com.br/artistas/barack-obama.htm








Famosos - Biografias de pessoas famosas no Brasil e no Mundo. Biografias de artistas, cantores, atores, modelos, escritores e esportistas. Todas as informações são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Cursos Grátis
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
Web Designer