Famosos, Fotos famosas, Celebridades, Estrelas, Mulheres famosas, Artistas, Atores e Atrizes

Pesquisa personalizada

Artistas

Celebridades no mundo de Artistas, informações sobre Artistas famosos.


Você está em: Famosos » Artistas » Cláudia Abreu

Cláudia Abreu

Cláudia Abreu Fonseca (Rio de Janeiro, 12 de outubro de 1970) é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão.

É formada em Filosofia pela Pontícia Universidade Católica (PUC), no Rio de Janeiro.

É casada com o cineasta José Henrique Fonseca, com quem tem duas filhas, Maria e Felipa.


Cláudia Abreu Fonseca (conhecida pelos íntimos como "Cacau" devido sua paixão por chocolate) iniciou sua carreira no Tablado, tradicional companhia de teatro fundada por Maria Clara Machado em 1951, no Rio de Janeiro, pelas mãos de seu tio Ovídio que, apesar de não ser ator de carreira, encenava peças pela companhia como uma espécie de 'segunda profissão'. Na época, não era fácil juntar-se à companhia. O tio, no entanto, consegue uma vaga para os irmãos mais velhos de Cláudia, que não demonstram, porém, interesse pela oportunidade. Cláudia aceita a oferta por curiosidade, e passa a fazer o curso como uma espécie de atividade extracurricular. Para sua surpresa, começam a surgir várias oportunidades de testes para comerciais, convites para grupos de teatro infantil e outros trabalhos. Aos quize anos, a jovem atriz é chamada para um teste de telenovela na Rede Globo. Em suas próprias palavras, o retorno foi imediato — quando percebeu, já era atriz profissional.

De sua experiência no Tablado, Cláudia destaca a chance de interpretar o papel principal em O Despertar da Primavera, que estimulou seu interesse pelo teatro. Graças a essa montagem, ela acabou sendo convidada para seu primeiro trabalho na televisão, que a catapultou para o conhecimento do grande público e, eventualmente, para o estrelato.

Como homenagem ao seu início no Tablado, Claudia Abreu produziu e estrelou a peça clássica de Maria Clara Machado, Pluft, o Fantasminha. Ex-aluna dedicada, é hoje ativa militante pela conservação e revitalização da companhia, participando de campanhas ao lado de outros nomes de peso na dramaturgia nacional.

Considerada um grande talentos de sua geração, Cláudia Abreu tem procurado diversificar sua carreira entre televisão, cinema e teatro. Assim, depois de oito anos participando de novelas da Rede Globo quase que anualmente (de 1986 a 1994), a atriz entrou em seu primeiro 'período sabático', com participações pontuais e bissextas nas minisséries A Vida como Ela É, A Comédia da Vida Privada e Labirinto.

Nesse período, Cláudia pôde se dedicar ao cinema. O ano de 1997 é particularmente prolífico em sua carreira. Após uma marcante participação no média metragem Absinto, em 1992, Tieta é lançado, em fins de 1996. Ao lado de Sônia Braga e Marília Pêra, Cláudia interpreta o papel de 'Lenora' na produção de Cacá Diegues. No ano seguinte, mais três títulos chegam aos cinemas: O que É Isso, Companheiro?, sobre o seqüestro do embaixador americano durante o período da ditadura no Brasil, e onde Cláudia faz o papel da guerrilheira Renée, ao lado de Luiz Fernando Guimarães, Fernanda Torres e o americano Alan Arkin; A Guerra de Canudos, em que faz o papel principal de Luzia; e Ed Mort, como Cibele, papel que lhe rendeu o prêmio da Lente de Cristal, no Festival de Miami. Nessa época, e paralelamente ao cinema, Cláudia voltou aos palcos, atuando em Noite de Reis, de Shakespeare, e As Três Irmãs, de Tchekov.

Em 1999, seu retorno às grandes produções da televisão vem no papel da escrava branca Olívia, em Força de um Desejo, telenovela de Gilberto Braga e Alcides Nogueira. Em 2001, Cláudia ressurge no cinema com o papel da Baronesa Maria Luísa, em O Xangô de Baker Street, produção de sucesso baseada no romance homônimo de Jô Soares. Uma participação no seriado Os Normais fecha o ano, que se destacou na vida da atriz mais pelo nascimento de Maria Maud, sua filha com o cineasta José Henrique Fonseca.

A maternidade faz Cláudia desacelerar seus compromissos e abre outro período sabático. Importantes, nessa fase, são as filmagens de O Homem do Ano, de José Henrique Fonseca. O filme, emblemático para o casal, teve roteiro premiado de Rubem Fonseca, sogro de Cláudia.

Em 2002, o período sabático é brevemente interrompido com uma participação no divertido O Quinto dos Infernos, no papel da imperatriz Amélia de Leuchtenberg, segunda esposa do imperador brasileiro Dom Pedro I. Nessa fase, Cláudia também filmou O Caminho das Nuvens, um road movie brasileiro sobre uma família de nordestinos que, de bicicleta, atravessa toda a distância até o Rio de Janeiro, em busca de uma vida melhor.

No ano seguinte, são lançados O Homem do Ano e O Caminho das Nuvens, e Cláudia retorna à televisão em Celebridade, no papel da pérfida Laura Prudente da Costa, arquiinimiga da mocinha Maria Clara Diniz (vivida por Malu Mader, sua grande amiga na vida real). Primeira vilã na carreira da atriz, Laura, a despeito de suas vilanias, foi um estrondoso sucesso de público. O humor ácido, pontuadas pelo tempo seguro e perfeito de Cláudia, tornaram a personagem extremamente popular e querida.

Em 2004, a autora Glória Perez convidou a atriz para estrelar sua telenovela das oito, América, no papel da imigrante Sol. Na época, Cláudia recusou a oferta e argumentou que a produção de uma telenovela absorve demais a vida de um ator, e que ela não poderia se ausentar tanto tempo da rotina e da vida em família, ao lado do marido e principalmente da filha, Maria, então com apenas quatro anos. Com um ritmo mais suave, o cinema voltou a ser opção nessa fase. Cláudia aceita o convite para substituir a atriz francesa Clara Bellar na produção de Os Desafinados, de Walter Lima Jr., e começa a filmar, no Rio e em Nova Iorque, ao lado de Rodrigo Santoro, Ângelo Paes Leme e outros. A história marca a trajetória de um grupo de cinco músicos nos tumultuados anos sessenta e setenta, sua luta pelo sucesso e seus dramas pessoais.

Novamente revigorada pelo hiato televisivo, Cláudia retorna à tevê em outra grande produção da Rede Globo, Belíssima, de Sílvio de Abreu, no papel de Vitória, ex-menina de rua, que se casa com o milionário Pedro Assumpção (Henri Castelli), e com quem vai viver na Grécia, enfrentando grande oposição por parte da avó megera do rapaz, Bia Falcão (Fernanda Montenegro).

A atriz foi convidada a integrar o elenco de Paraíso Tropical, mais uma parceria com Gilberto Braga, e ela seria a personagem principal da trama, interpretando duas irmãs gêmeas separadas quando pequenas, sendo uma boa e outra má, mas recusou o convite por estar grávida, e foi substituída então por Alessandra Negrini.

Em 2008, recusou novo convite, desta vez para protagonizar Beleza Pura. Está no ar em Três Irmãs, onde interpreta Dora, uma perua levemente fútil mas de bem com a vida.

Também já namorou Fábio Assunção e Guilherme Fontes.


Sempre que questionada sobre seus papéis, Cláudia afirma não ter a preocupação de ser a protagonista. Como atriz, diz acreditar em bons papéis - complexos, multifacetados e desafiadores, ainda que secundários. Essa parece ter sido, de fato, sua experiência de vida e carreira. Papéis interessantes ganharam viço e destaque com sua interpretação segura, elevando a atriz à categoria de musa. Três merecem especial destaque:

Clara - Como a moça pobre e ambiciosa de Barriga de aluguel, que "vende" seu útero para o casal de protagonistas poder finalmente ter um filho, Cláudia soube tirar proveito do texto polêmico de Glória Perez e fazer o público torcer pela personagem, em seu arrependimento e luta para manter o bebê ao seu lado.
Heloísa - No papel de Heloísa, a emblemática jovem fútil de classe média alta que se torna guerrilheira no período da ditadura, em Anos Rebeldes, Cláudia tornou-se musa de fato e de direito do movimento dos caras-pintadas, por ocasião da campanha pelo impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. A força da personagem, sua trajetória dramática e fim trágico são um marco da televisão brasileira, paradigma de qualidade e excelência.
Laura Prudente da Costa - A vilã má, inescrupulosa e charmosamente sarcástica de Celebridade foi a musa de 2003—2004. Loura, linda e fria, serviu de modelo para uma série de outras vilãs criadas na sua seqüência, como: Bárbara (Giovanna Antonelli em Da Cor do Pecado), Cristina (Flávia Alessandra em Alma Gêmea) e Nazaré (Renata Sorrah em Senhora do destino). Cláudia foi sucesso de crítica e público, carinhosamente lembrada como a Cachorra, que tornou a novela de Gilberto Braga outro marco da teledramaturgia brasileira. Também é considerada por muitos críticos como a melhor atuaçao de vilã de todos os tempos. No papel de Laura, Cláudia Abreu conseguiu ser mais querida que a própria protagonista Maria Clara (Malu Mader), de quem a atriz é muito amiga fora das telonas.

Telenovelas:

2008 - Três Irmãs .... Dora Jequitibá Áquila
2005 - Belíssima .... Vitória Rocha Assumpção/ Vitória Güney Moura
2003 - Celebridade .... Laura Prudente da Costa
1999 - Força de um Desejo .... Olívia Xavier
1994 - Pátria Minha .... Alice Proença Pelegrini Laport
1990 - Barriga de Aluguel .... Clara Ribeiro
1989 - Que Rei Sou Eu? .... Princesa Juliette
1988 - Fera Radical .... Ana Paula Flores
1987 - O Outro .... Zezinha
1986 - Hipertensão .... Luzia

Minisséries:

2002 - O Quinto dos Infernos .... Amélia de Leuchtenberg
1998 - Labirinto .... Liliane
1992 - Anos Rebeldes .... Heloísa Andrade Brito

Séries:

2007 - Dicas de um Sedutor .... Adriana
1996 - A vida como ela é .... Sandra / Dagmar / Meg / Arlete / Eduarda / Vilma / Terezinha / Jeni / Lurdinha / Lucila
1995 - A Comédia da Vida Privada .... Edna / Diana / Clarisse


Informações de Cláudia Abreu

Data de Nascimento: 12/10/1970 (segunda)
Aniversário: 12 de outubro
Idade: 47 anos
Sexo: Feminino (Mulher)
Local de Nascimento: Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Conheça o país de sua celebridade favorita.


Últimos Famosos
Dany Bananinha
Danielle Soares Ramos mais conhecida como a "Dany Bananinha", é reporter e assistente de palco de Luciano Huck. Dany torce pelo Flamengo e é professora de Educação Física e Designer de Moda. Tem 1,66 m de altura, 53 kg, 88 cm de busto, 69 cm de cintura e 91 cm de quadril....
http://famosos.hlera.com.br/modelos/dany-bananinha.htm

Preta Gil
Preta Gil é filha de Gilberto Gil e afilhada da cantora Gal Costa. ELa tem um carreira repleta de sucessos. Em 2011 irá gravar mais um Cd. ...
http://famosos.hlera.com.br/musicos/preta-gil.htm

Juliana Salimeni
Juliana Salimeni é a Juju do Pânico na TV, seu nome completo é Juliana Salimeni dos Santos Correa. Juju foi capa da Playboy em janeiro de 2010. Foi também, eleita a mulher mais sexy do mundo pela revita VIP em 2010. No Carnaval é a musa da Mancha Verde, na qual...
http://famosos.hlera.com.br/modelos/juliana-salimeni.htm

Bárbara Rossi
Bárbara Rossi é a Babi Panicat. É assistente de Palco do Panico na TV e reporter do programa. Recentemente fez fotos para o Paparazzo e vem arrancado suspiros com sua beleza. Ela será capa da Playboy no mês de março de 2011. A panicat tem só 20 aninhos, e diz que por isso...
http://famosos.hlera.com.br/modelos/barbara-rossi.htm

Danica Patrick
Danica Sue Patrick (Beloit, Wisconsin, 25 de março de 1982) é uma piloto de automóbilismo norte-americana que compete desde 2005 na Indy Racing League. Nos anos de 2005 e 2006 competiu pela equipe Rahal Letterman. Em 2007 faz parte de equipe Andretti-Green. Em abril de 2008 se tornou a primeira mulher a...
http://famosos.hlera.com.br/esportistas/danica-patrick.htm

Luciano Burti
Luciano Pucci Burti (São Paulo, 5 de março de 1975) é um automobilista brasileiro que correu brevemente pela Fórmula 1. Burti correu pela equipe Jaguar em 2000 e 2001. Nesta segunda temporada, cumpriu a segunda metade do ano pela Prost, onde sofreu um grave acidente no GP da Bélgica e ficou...
http://famosos.hlera.com.br/esportistas/luciano-burti.htm








Famosos - Biografias de pessoas famosas no Brasil e no Mundo. Biografias de artistas, cantores, atores, modelos, escritores e esportistas. Todas as informações são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Cursos Grátis
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
Web Designer