Clodovil Hernandes (Elisiário, 17 de junho de 1937) é um estilista, apresentador de televisão e político brasileiro.
É conhecido principalmente por seu caráter polemizador, e por declarações consideradas impróprias ou indelicadas, muitas vezes dirigidas a outras personalidades famosas. Entre outras polêmicas, estão acusações de racismo e anti-semitismo[1].
Com mais de quarenta anos trabalhando na televisão, foi apresentador de inúmeros programas em diversas emissoras. Após sua demissão da emissora RedeTV! em 2005, criticou sua antiga emissora assim como outras pessoas que nela trabalhavam e perdeu espaço na televisão brasileira.
É político desde 2006.
Clodovil Hernandes nasceu no interior de São Paulo e foi adotado por um casal de imigrantes espanhóis (Domingo Hernández e Isabel Sánchez), nunca tendo conhecido seus verdadeiros pais. Foi educado em colégio interno por padres católicos. Fala francês e castelhano, além do português. Nos anos 60 ganhou fama como estilista de alta costura, mantendo uma "rivalidade" com Dener.
Clodovil formou-se professor, mas ainda jovem se tornou um estilista conhecido no país e logo passou a trabalhar também na televisão, na qual já acumula mais de 45 anos de carreira em quase todas as emissoras de TV do país. Ficou famoso em 1976, ao ganhar o prêmio máximo no programa "8 ou 800?", apresentado por Paulo Gracindo, ao responder perguntas sobre Dona Beja.
No início dos anos 80, apresentou na Rede Globo o programa feminino TV Mulher, considerado revolucionário na época, ao lado da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, então uma sexóloga.
Em 1992, apresentou o programa Clodovil Abre o Jogo, da extinta Rede Manchete.
Como premiado figurinista de teatro, Clodovil também já trabalhou como ator e possui registro como cantor.
Em maio de 2001, Clodovil estreou no comando do programa Mulheres (TV Gazeta), ao lado de Christina Rocha. Polêmico como sempre, Clodovil fazia críticas à colega, ao vivo. Após alguns meses, a parceria foi desfeita, e Clodovil passou a comandar um talk-show nas noites da TV Gazeta, durante as quais preparava receitas para receber seus convidados.
Polêmicas na RedeTV!:
Em 2004, já na RedeTV!, passou por uma fase polêmica devido ao desentendimento com integrantes do programa Pânico na TV. Um dos quadros do programa propunha que personalidades consideradas arrogantes pela equipe calçassem as "sandálias da humildade", e em certo momento Clodovil tornou-se o alvo dos humoristas. O apresentador se esquivou de duas investidas dos repórteres do Pânico. Na terceira tentativa, foi perseguido por dois carros, um helicóptero e um trio elétrico. Seguido desde os estúdios da emissora, em Barueri, na Grande São Paulo, o veículo do apresentador foi fechado no meio da Marginal Pinheiros, e acabou por escapar. No dia seguinte à apresentação de todo o incidente no Pânico, Clodovil fez um desabafo ao vivo em seu próprio programa, A Casa é Sua, que apresentava desde 2003. Em seguida, abandonou os estúdios da RedeTV! com o programa em pleno ar. Dois dias depois, foi demitido da emissora. Em abril de 2007, Clodovil voltou à televisão com o programa "Por Excelência", na TV JB (o nome do programa faz referência à sua então condição de deputado federal). Foi demitido novamente por causa de alguns problemas de saúde.
Acusação de racismo:
Em 2004, durante o programa A Casa é Sua, Clodovil chamou a vereadora Claudete Alves de "macaca de tailleur metida a besta". A vereadora entrou com uma queixa-crime e o apresentador responde por dois processos criminais no Tribunal de Justiça de São Paulo. Clodovil alegou em sua defesa que a palavra "macaca" foi usada com o intuito de demonstrar que a vereadora "gostava de aparecer", e não com conotação racista. O apresentador, porém, foi condenado a pagar indenização por danos morais.
Carreira política:
Em 2006 entrou para a política após candidatar-se e eleger-se deputado federal pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), possuindo inclusive o terceiro maior número de votos em São Paulo, estado por onde se candidatou. Tornou-se então o primeiro homossexual assumido a ser eleito deputado federal. Em setembro de 2007 o deputado decidiu trocar de partido e filiou-se ao Partido da República (PR), correndo desde então o risco de perder o mandato, pois o TSE decidiu no dia 27 de março de 2007, que o mandato pertence ao partido e não ao eleito.
Informações de Clodovil
Data de Nascimento: 17/06/1937 (quinta)
Aniversário: 17 de junho
Idade: 87 anos
Sexo: Masculino (Homem)
Local de Nascimento: Elisiário, São Paulo - Brasil. Conheça o
país de sua celebridade favorita.
Últimos Famosos
Dany Bananinha
Danielle Soares Ramos mais conhecida como a "Dany Bananinha", é reporter e assistente de palco de Luciano Huck.
Dany torce pelo Flamengo e é professora de Educação Física e Designer de Moda.
Tem 1,66 m de altura, 53 kg, 88 cm de busto, 69 cm de cintura e 91 cm de quadril....
Preta Gil
Preta Gil é filha de Gilberto Gil e afilhada da cantora Gal Costa.
ELa tem um carreira repleta de sucessos.
Em 2011 irá gravar mais um Cd. ...
Juliana Salimeni
Juliana Salimeni é a Juju do Pânico na TV, seu nome completo é Juliana Salimeni dos Santos Correa.
Juju foi capa da Playboy em janeiro de 2010. Foi também, eleita a mulher mais sexy do mundo pela revita VIP em 2010. No Carnaval é a musa da Mancha Verde, na qual...
Bárbara Rossi
Bárbara Rossi é a Babi Panicat. É assistente de Palco do Panico na TV e reporter do programa. Recentemente fez fotos para o Paparazzo e vem arrancado suspiros com sua beleza.
Ela será capa da Playboy no mês de março de 2011.
A panicat tem só 20 aninhos, e diz que por isso...
Danica Patrick
Danica Sue Patrick (Beloit, Wisconsin, 25 de março de 1982) é uma piloto de automóbilismo norte-americana que compete desde 2005 na Indy Racing League.
Nos anos de 2005 e 2006 competiu pela equipe Rahal Letterman. Em 2007 faz parte de equipe Andretti-Green. Em abril de 2008 se tornou a primeira mulher a...
Luciano Burti
Luciano Pucci Burti (São Paulo, 5 de março de 1975) é um automobilista brasileiro que correu brevemente pela Fórmula 1. Burti correu pela equipe Jaguar em 2000 e 2001. Nesta segunda temporada, cumpriu a segunda metade do ano pela Prost, onde sofreu um grave acidente no GP da Bélgica e ficou...